Antes de tudo, você sabia que existem quase MIL tipos de banana? Desde algumas muito pequenas até outras gigantes. Outra curiosidade é que os brasileiros consomem muito essa fruta, cerca de 27 kg por dia, 16 quilos a mais que o resto do mundo.
E sorte a nossa ser um grande consumidor dessa fruta, afinal, elas são muito energéticas, tem pouca gordura e são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e outros minerais. E quem nunca ouviu “come uma banana!” quando sentiu cãibra? De qualquer forma, nesse post você vai conhecer os tipos mais comuns de banana, como identificá-los e usar da melhor forma. Aproveite!
BANANA-PRATA
A banana-prata é uma das mais consumidas no Brasil e é perfeita para quando não podemos ir muito ao supermercado, como está acontecendo durante uma quarentena. A sua consistência é um pouco mais firme, demora mais para amadurecer e dura mais tempo depois de madura também. Ela é ótima para consumir in natura, mas também pode ser utilizadas para alguns doces ou para fritar.
Para identificar, estas são alongadas, curvadas e muitas vezes possui um biquinho mais destacado. Em relação às calorias, possui em torno de 90 a cada 100 gramas.
BANANA-NANICA
BANANA-DA-TERRA
Esta variedade chamada banana-da-terra não é tão consumida quanto os outros tipos de banana, mas é super utilizada em receitas salgadas, afinal possuem até 25% de amido. O que acontece é que sua textura é mais dura e o sabor um pouco indigestos in natura, portanto, a melhor forma de consumir o ingrediente é após o cozimento ou fritura.
E para identificar, essas são bem grandes com coloração mais esverdeada. Assim, ela também possui quantidades maiores de vitaminas A e C e possui mais calorias (122 a cada 100 gramas).
BANANA-MAÇÃ
Você prefere frutas mais doces? Essa variedade é para você. Alguns dizem que tem gosto de maçã, outros falam que o nome é por conta da coloração mais rosada da polpa, mas o que importa é que ela são ótimas para bebês e idosos, por ter mais fácil digestão. A banana-maçã é ótima para ser consumidas in natura.