saiba mais sobre A
Rastreabilidade
Você já se perguntou de onde vem a fruta que está na banca do supermercado? Pois então, é exatamente para responder a esse tipo de pergunta que esse procedimento chamado rastreabilidade foi criado. A rastreabilidade de alimentos vai permitir que os consumidores de frutas, verduras e legumes tenham informações sobre todo o processo de produção.
Trata-se de um conjunto de procedimentos que permitem acompanhar e monitorar a movimentação dos produtos alimentícios ao longo da cadeia produtiva, ou seja, é possível identificar os responsáveis pelos produtos desde o estabelecimento do(a) agricultor(a) familiar que os produziu, passando pelos intermediários até a venda final ao consumidor.
O termo rastreabilidade está relacionado à capacidade de recuperarmos a história de um produto, desde sua produção até a comercialização. Em uma sociedade em que a informação nunca foi tão acessível, a rastreabilidade é usada para que o consumidor possa tomar decisões de compra, inclusive, baseado na responsabilidade e nas boas práticas de todos os elos da cadeia produtiva.
Esse conceito já é utilizado para diversos produtos e indústrias. Na indústria florestal, por exemplo, selos de sustentabilidade garantem que a madeira utilizada para a confecção de produtos seja oriunda de florestas plantadas, não de desmatamento. Desde 2018, a produção de frutas, legumes e verduras (FLV) também conta com a rastreabilidade, prevista na legislação nacional.
Produtor
Distribuidor
PDV
Consumidor
DO PLANTIO ATÉ O CONSUMIDOR
Entenda o processo de rastreabilidade
Rastreabilidade de frutas
A rastreabilidade de frutas, hortaliças, raízes, bulbos e tubérculos tem como objetivo o monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos (in natura) destinados à alimentação humana.
Com base na Instrução Normativa Conjunta (INC) nº 02, de 7 de fevereiro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o principal objetivo da rastreabilidade é inibir a utilização de agrotóxicos
fora das recomendações, além de garantir a procedência dos produtos alimentícios e de seus sistemas de processamento e poder identificar os responsáveis por possíveis descumprimentos de normas que podem acarretar em riscos para a saúde do consumidor.
como
funciona
Nossa solução Rastreador permite que, através de etiquetas com QR Code, identificar os produtos sem equívocos.
É só apontar a câmera do seu celular para fazer a leitura do QR Code, na etiqueta que fica junto aos nossos produtos na banca do supermercado, que você verá as informações sobre a origem dos nossos produtos.
Por que é importante e a quem interessa a rastreabilidade das frutas?
Para o agricultor
Permite identificar a origem do produto, podendo agregar valor, como
a localização geográfica. Assim é possível fazer uma produção cada vez mais sustentável e ambientalmente equilibrada e aumentar a confiabilidade e qualidade de seus alimentos junto ao consumidor.
Para o intermediário/varejista
Cria maior segurança em saber da procedência dos alimentos, podendo oferecer produtos com mais confiabilidade e qualidade ao consumidor.
Para o consumidor
Possibilita saber mais informações sobre os alimentos, a procedência e forma como foram produzidos (com ou sem agrotóxicos, ambientalmente sustentável). Trata-se de um direito do consumidor a escolha da
qualidade dos alimentos que vão para
a sua mesa.