O mamão é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Ela possui mais de uma variedade – todas deliciosas e nutritivas. Conhecemos como simplesmente “mamão” a variedade menor da fruta, já o termo “papaia” refere-se à espécie de maior tamanho.
Além disso, trata-se de uma fruta altamente rica em fibras, de polpa doce e macia. Muito apreciado no café da manhã, é fonte de vitaminas, especialmente a A e a C, que previnem muitas doenças.
Também, ele contém uma substância conhecida como papaína, que favorece a digestão das proteínas. Daí pode ser uma opção de sobremesa interessante depois do almoço ou jantar.
Também, o mamão é uma excelente fonte de energia, afinal, é um carboidrato complexo.
Benefícios do mamão
Intestino preso, nunca mais
Rico em fibras, é excelente para o bom funcionamento do intestino, beneficiando o sistema digestório como um todo, bem como a flora intestinal. A presença das fibras no cardápio também é senha para obter saciedade, o que atenua exageros nas refeições seguintes.
Ossos mais fortes
Primeiramente, abundante em vitamina A, a fruta ajuda na manutenção de fortes ossos e saudáveis músculos no corpo.
Também, os dentes, as unhas e o cabelo se beneficiam desse potencial, assim como a pele.
Energia e mais energia
Com certeza, o mamão rende energia para quem o consumir, pois ele é majoritariamente um carboidrato complexo.
Imunidade forte
A vitamina C encontrada em abundância em sua composição propicia o fortalecimento do sistema imunológico, certamente. Porém, para não desperdiçar a vitamina C que o mamão oferece, os especialistas recomendam o consumo imediato da fruta depois de abri-la. Isso porque, quando o alimento é cortado, algumas de suas substâncias começam a se perder.
Como consumir mamão
Em princípio, pode ser consumido in natura, que é o mais comum. Entretanto, há diversas outra maneiras de apreciar essa fruta:
- Vitaminas e smoothies
- Creme de papaia
- Mousse
- Pudim
- Doce de mamão verde
- Geleia
- Chutney